Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

475 gestores e donos de empresas começam a ser capacitados este mês

Projecto é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento

Arranca este mês de Janeiro em todo o País a formação de gestores e donos de pequenas e médias empresas, consideradas o motor principal da economia, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), devendo capacitar 475 pessoas, 25 em cada uma das 18 províncias.

Denominado Projecto de Capacitação Institucional para o Desenvolvimento do Sector Privado (PCIDSP) foi presentado hoje, de olhos postos no "maior dinamismo das empresas, competitividade, aumento da produção e promoção de exportações".

Coordenado pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), e operacionalizado pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), o projecto decorrerá em 3 fases, sendo que a primeira arranca este mês de Janeiro, em formato virtual.

A iniciativa pretende potenciar o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), iniciativa aprovada pelo Governo angolano em 2018, com o objectivo de aumentar a produção e volume de vendas das produções e fileiras prioritárias, acelerando a diversificação e potenciando as vantagens competitivas e reduzir o dispêndio de recursos cambiais com a cesta básica.

Hoje, na cerimónia de apresentação do projecto, o presidente do conselho de administração do INAPEM, Arnito Agostinho, reconheceu a necessidade de desenvolver capacidades aos gestores e donos de empresas "sobretudo as que integram o segmento das pequenas e médias empresas, que são o motor principal para apoiar no crescimento económico".

Gestão de produção e distribuição, visão do empreendedor, competências necessárias e desafios, gestão empresarial e negócios internacionais e a gestão de projectos constituem alguns dos eixos deste ciclo de formação, de acordo com notícia da Lusa.