Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Lourenço apela à "cooperação no desenvolvimento" e ajuda no combate à pandemia ao homólogo português reeleito com 60,7%

Presidente da República já felicitou Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, apelou hoje ao homólogo português reeleito este domingo, Marcelo Rebelo de Sousa, à continuidade "do reforço da amizade e da cooperação" transversal, para trilharem "objetivos comuns em matéria de desenvolvimento", lê-se na mensagem de felicitações enviadas a Marcelo Rebelo de Sousa.

A mensagem divulgada pelo gabinete de imprensa de João Lourenço revela o interesse do País no apoio do Chefe de Estado português também na prossecução de "ações recíprocas no campo do combate à Covid-19".

João Lourenço desejou "os maiores êxitos" a Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito para o segundo mandato como Presidente da República, com 60,7%.

Marcelo (apoiado pelo PSD e CDS/PP) concorreu a esta 10ª eleição para a presidência da República, desde o 25 de Abril de 1974, com mais 6 candidatos de diferentes quadrantes políticos: a militante do PS, Ana Gomes (PAN e Livre), 13%; André Ventura (Chega), 11,9%; João Ferreira (PCP e PEV), 4,3%; Marisa Matias (Bloco de Esquerda), 4%; Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), 3,2%; e Vitorino Silva, 2,9%.

Histórico é o facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter vencido nos 308 concelhos e em todos os distritos do país, tendo conseguido mesmo as votações mais altas nas ilhas da Madeira e Açores, com o máximo de 79% dos votos.

Ana Gomes ficou em segundo lugar em 90 concelhos, lugar que disputou com o candidato André Ventura que ficou em segundo lugar em 204 concelhos.

O resultado conseguido pelo presidente reeleito representa a terceira maior percentagem de votos conseguida em presidenciais desde 1976. Marcelo Rebelo de Sousa ficou atrás dos 70,35% que Mário Soares conseguiu na reeleição em 1991 e dos 61,59% de Ramalho Eanes, em 1976.