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Academia BAI aposta na formação em marcas e marketing

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Instituição inicia em Novembro dois novos cursos, trazendo ao País as tendências internacionais do sector. Cursos dirigem-se a jovens licenciados e profissionais.

A Academia BAI vai lançar em Novembro dois cursos centrados na gestão de marcas e marketing, procurando acompanhar as tendências internacionais do sector, revela a coordenadora destas formações.

Em entrevista ao Expansão, Teresa Lança explica que os cursos de Executive Education em Gestão de Marca e Executive Education em Gestão de Marketing foram estruturados não só para os jovens licenciados ou estudantes, mas também para profissionais de marketing, comunicação e administração.

"Os formandos poderão encontrar em qualquer um dos cursos ferramentas úteis para melhor exercerem a sua actividade profissional", garante a docente. "Mesmo estando no activo, é importante que os profissionais apostem na formação, de forma a acompanharem a evolução desta área de saber", sublinha.

A responsável realça que as tendências internacionais "estão constantemente em desenvolvimento" e que as marcas são consideradas "entidades vivas, com personalidade e, portanto, em permanente evolução".

Os profissionais, afirma, devem "acompanhar as tendências, apostando na formação e valorizando sempre o conhecimento". De acordo com Teresa Lança, cada turma poderá ter até 25 alunos. O Executive Education em Gestão de Marca - que custará 1,7 milhões Kz por aluno - terá 10 módulos, com uma carga horária total de 160 horas, e tem como principal objectivo "o desenvolvimento de competências para a construção e gestão de marcas".

A responsável revela que será dado "especial destaque ao branding, ao posicionamento competitivo das marcas e à compreensão de instrumentos e técnicas de gestão de um portfólio de marcas". O Executive Education em Gestão de Marketing - que terá um custo de 850 mil Kz - será composto por cinco módulos, com uma carga horária total de 80 horas.

Esta formação, afirma, pretende "o desenvolvimento de competências ao nível da implementação de planos de marketing, do conhecimento profundo de clientes e concorrentes, da capacidade para identificar oportunidades estratégicas de marketing e consequente criação de estratégias vencedoras".

A equipa de formadores, segundo a responsável, é composta por profissionais "com créditos firmados nas áreas de publicidade, marketing e gestão". Teresa Lança defende que em Angola o panorama a nível de comunicação e planeamento estratégico "tem evoluído exponencialmente todos os anos" e que o crescimento das empresas depende em boa parte da forma como gerem as suas marcas.

"Trabalhar a marca e o marketing são aspectos relevantes e há sempre espaço para evoluir", afirma, adiantando que "a Academia BAI criou estes cursos tendo a nova geração de profissionais de comunicação em mente".

"O potencial das marcas e o seu sucesso e diferenciação passam pelos profissionais que as trabalham e as empresas valorizam cada vez mais o conhecimento técnico e direccionado dos seus quadros", afirma. Estas formações, reforça, "representam um forte avanço na oferta", uma vez que, até aqui, muitos profissionais que as pretendiam só conseguiam encontrá-las fora do País.

Reforçar banca e finanças Entretanto, de acordo com a responsável, a Academia BAI pretende melhorar a oferta formativa nas áreas de banca, finanças, contabilidade e nas áreas de gestão e disciplinas transversais, como o imobiliário.

"A Academia prosseguirá a sua missão de formação e qualificação dos colaboradores do Banco BAI, mas também a sua contribuição para a melhoria da qualificação de outros profissionais", explica. Teresa Lança sublinha o esforço da instituição para o reconhecimento internacional dos seus cursos, factor que tem influência na empregabilidade dos formandos. Em 2014, revela, a Academia BAI ministrou cursos de 77 temáticas diferentes a 4.459 formandos inscritos nas áreas de banca e finanças, incluindo análise e gestão de risco, operações bancárias gerais e estrangeiras, atendimento, meios de pagamento, análise de demonstrações financeiras e contabilidade, entre outras.

Já no primeiro semestre deste ano, a instituição ministrou 95 temáticas diferentes para 5.052 formandos. O prazo limite de inscrição para os novos cursos é 22 de Outubro de 2015. As sessões de formação têm o seu início calendarizado para 5 Novembro.