Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Estudantes das privadas preparam proposta sobre propinas

1 DE ABRIL

Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA) promove, entre hoje e segunda-feira, no Porto Amboim, o seu primeiro Conselho Consultivo. O preço das propinas e emolumentos, as bolsas de estudos e outros temas vão estar em debate.

Arranca hoje o primeiro Conselho Consultivo da Associação dos Estudantes das Universidades Privadas ee Angola (AEUPA), no Porto Amboim, província do Cuanza Sul. Entre os temas em debate estará a fixação dos preços das propinas e emolumentos nas instituições do ensino privado, prevendo-se que

saia do encontro uma proposta para entregar ao Executivo para reverter a actual situação.

Durante o evento, que se prolonga até à próxima segunda-feira (dia 4), a direcção da AEUPA vai apresentar um estudo desenvolvido pelos quadros da instituição que visa solicitar ao Governo a redução dos preços das propinas nas universidades privadas, revela ao Expansão Jofre dos Santos, presidente da associação.

Segundo Jofre dos Santos, as instituições de ensino superior privadas estão a cobrar propinas mensais "muito altas", com os preços a variar entre 39 mil e 56 mil Kz, quando no passado os preços alternavam entre 17 e 32 mil Kz, recorda. "Os preços são muito elevados", sublinha.

No certame, explica o responsável, a comunidade académica irá essencialmente partilhar ideias em função das diversas situações que ocorrem nas diferentes instituições de ensino

(Leia mais na edição em papel do Expansão)