Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mais de metade dos bancos não resistiria a um choque do crédito de dois níveis

RELATÓRIO DE ESTABILIDADE FINANCEIRA 2015

Quinze bancos, mais de metade das instituições bancárias a operar em Angola, não passaram aos testes de "stress" do Banco Nacional de Angola (BNA), visto que deixariam de cumprir os rácios de capital mínimos caso registassem uma degradação da sua carteira de crédito em dois níveis, de acordo com o relatório de estabilidade financeira (REF) de 2015 da autoridade de supervisão, divulgado em 27 de Dezembro último, que não nomeia os bancos "chumbados".

No final de 2015 estavam autorizadas a funcionar no sistema financeiro angolano 29 instituições bancárias mas apenas 28 estavam em funcionamento, das quais, três públicas, 17 privadas nacionais e oito filiais de bancos estrangeiros.

Para a identificação dos riscos para o sistema financeiro angolano, o BNA realiza testes de "stress" que consistem na análise do impacto, individualmente em cada banco e no agregado do sistema, de "choques" em algumas variáveis que afectam a actividade bancária, nomeadamente a deterioração nos níveis de risco da carteira de crédito, a apreciação ou depreciação do Kwanza, a perda de activos no exterior e a fuga de depósitos.

(Leia a notícia na integra na edição 404 do Expansão, de sexta-feira 13 de Janeiro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)