Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inflação anual cai pela primeira vez em dois anos

BAIXOU DE 42% EM DEZEMBRO PARA 40,4% EM JANEIRO

O ritmo anual de aumento do custo de vida em Luanda baixou 1,6 pontos percentuais (pp), de 42% em Dezembro de 2016 para 40,4% em Janeiro de 2017, a primeira redução da taxa de inflação homóloga em dois anos, de acordo com o Índice de Preços de Consumidor (IPC) de Janeiro do Instituto Nacional de Estatística.

Depois de ter caído de uma décima, de 7,5% em Dezembro de 2014 para 7,4% em Janeiro, a taxa de inflação homóloga, que compara o mesmo mês de dois anos consecutivos, iniciou uma trajectória ascendente subindo 23 meses consecutivos até atingir o pico de 42% em Dezembro último.

A desaceleração da inflação é determinante para minorar a perda de poder de compra aos angolanos, considera o consultor Fernando Heitor. Os próximos seis meses serão fundamentais para perceber a resposta das políticas monetárias e cambial do Estado, garante o também deputado da UNITA. Analistas atribuem a desaceleração da inflação em Luanda, utilizada como referência para o País, ao cocktail de medidas das autoridades do lado da oferta e da procura que parece estar a dar resultados.

(Leia a notícia na integra na edição 409 do Expansão, de sexta-feira 17 de Fevereiro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)