Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

ENDE vai reduzir facturas para compensar cortes

Energia

A empresa responsável pelo fornecimento de electricidade anunciou esta segunda-feira que vai reduzir as facturas de cobrança de energia, durante esta fase de restrições, que Luanda vai registar até Julho.

As restrições na distribuição de electricidade à capital tiveram início a 11 de Março, segundo o porta-voz da Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade (ENDE), Pedro Bila, com o início do enchimento da albufeira do aproveitamento hidroeléctrico de Laúca.

O responsável a ENDE prevê fazer uma cobrança em concordância com a percentagem de energia distribuída.

"Não podemos fazer uma cobrança de 100% quando o abastecimento não foi feito nesta percentagem. Não faz sentido fazer uma factura de 100%", referiu Pedro Bila, citado pela agência noticiosa, Angop.

Segundo Pedro Bila, os consumidores têm reclamado pelo corte de 12 horas na distribuição de energia eléctrica, acreditando que as chuvas que nos últimos dias tem caído nas províncias de Malange e Bié, vão fazer aumentar o caudal do rio e acelerar o enchimento da albufeira da barragem de Laúca.

Na cerimónia de início do enchimento da albufeira, o ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, disse que operação comercial do aproveitamento hidroeléctrico de Laúca inicia em Julho, obrigando ao aprovisionamento de água por esta altura.

O governante referiu que Laúca está a meio de duas outras barragens - Capanda e Cambambe - sendo que Capanda é também um empreendimento que depende de uma albufeira, o caudal de fluente para Cambambe foi limitado.

"Essa limitação será tanto maior quanto menor seja a afluência de água em Capanda", disse o ministro, na altura, sublinhando que o país regista um período de estiagem.

João Baptista Borges referiu que o esforço actual é para que Laúca entre em funcionamento até Julho e comece a gerar energia, que permitirá eliminar o défice que se regista no atendimento às necessidades de consumo do país.

"Temos que reconhecer os sacrifícios que todos vamos ter que consentir, ficando algumas horas sem energia por dia para que de facto possamos atingir este objectivo, esperando que comece a chover e que possamos de facto ter outra disponibilidade de água e limitações mais reduzidas", disse.