Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bonws Seguros teve crescimento de 300% em 2016

RECEITAS DE 5,4 MILHÕES USD

A seguradora continua a apostar no crescimento e vai lançar pacote de seguros de saúde para pequenas e médias empresas.

A Bonws Seguros quadruplicou a receita proveniente dos seguros em 2016, ao atingir os 900 milhões Kz, o equivalente a 5,4 milhões USD, anunciou o CEO da seguradora que está no mercado nacional desde 2014, Luís Vera Pedro, durante a realização do primeiro fórum segurador dedicado ao sector petrolífero, que decorreu na semana passada, em Luanda.

Segundo o CEO, as empresas petrolíferas constituem um número considerável na lista de clientes da seguradora, com o volume de negócios a incidir sobretudo nos seguros de saúde, acidentes de trabalho e de responsabilidade civil.

A seguradora tem mais de 30 mil clientes, sobretudo empresas. "Mas também vendemos produtos serviços para particulares", destacou. Com sede no Talatona e um representante em Cabinda, a empresa conta com 31 funcionários. O gestor adianta que há possibilidade de expandir os serviços a outras localidades, desde que se justifique e que o foco do negócio seja suficiente para ter uma representação noutras províncias. "Nós queremos estar próximo do cliente. E temos capacidade de apresentar soluções além daquelas que já existem no mercado", afiançou.

Luís Vera Pedro acredita que o mercado segurador está numa fase de amadurecimento, cada vez mais experiente, mencionando que existem seguradoras com muita experiência e com uma forma de estar correcta, "e a Bonws quer e conseguiu fazer parte deste grupo".

Relativamente ao seguro de transporte e mercadorias, brevemente a Bonws fará cobertura não só das mercadorias em trânsito, mas também das mercadorias em stock. "E dentro de poucos dias vamos lançar um produto dedicado a pequenas e médias empresas em concordância com vivências dessas empresas que até agora não têm seguro de saúde", revelou.

O CEO destacou a importância do fórum dedicado ao petróleo: "Queríamos ser os primeiros a realizar um fórum com esse carácter, por uma razão, o sector petrolífero é o primeiro da economia angolana, por isso, faz todo o sentido compreender-se que o sector segurador também é importante e tem papel preponderante no sector petrolífero", garantiu.

Entrevista ao CEO da Bonws Seguros, Luís Vera Pedro

Qual foi o peso de negócios da Bonws Seguros em 2016?

O crescimento da Bonws Seguros em 2016, empresa que iniciou a sua actividade em finais de 2014, foi bastante exponencial, consequentemente criamos mais empregos e pudemos contribuir fortemente para a economia nacional. Os factores que motivaram um crescimento tão acentuado, particularmente num ano bastante afectado com a crise, foram principalmente a predisposição da Bonws Seguros para o conhecimento e análise das necessidades do mercado. Procuramos estar perto dos negócios dos nossos clientes, aos quais preferimos chamar parceiros, ajustando a nossa oferta às suas reais necessidades, temos o nosso foco na excelência do serviço que proporcionamos aos nossos parceiros, procurando sempre cumprir com os níveis de serviço a que nos propomos, tudo isto resultou numa consequente confiança e reconhecimento quanto ao valor do nosso compromisso para com o mercado.

Quanto facturou a empresa?

No ano passado, a Bonws Seguros facturou aproximadamente um bilião Kz, significando um crescimento perto dos 300% em relação a 2015.

Qual foi o produto mais vendido?

O produto mais vendido foi o seguro de saúde, onde possuímos soluções reconhecidamente ajustadas às necessidades e expectativas das empresas que proporcionam essa vantagem aos seus colaboradores.

Qual é o balanço que faz do fórum?

O balanço é muito positivo, tratando-se do primeiro fórum realizado em Angola dedicado inteiramente à importância do sector segurador da actividade petrolífera, pretendíamos que este tivesse um carácter formativo e informativo, por isso convidamos o nosso parceiro RKH - Hyperion Insurance Group, sedeado em Londres, e os especialistas das várias áreas tratadas durante o fórum. Foi objectivo da Bonws Seguros proporcionar um espaço de debate de novas ideias e expor as melhores prácticas internacionais, contribuindo para que se conheça dados, factos e outras realidades ligadas ao sector segurador de uma actividade tão importante para a economia Angolana.

As expectativas foram concretizadas?

As expectativas foram superadas, o retorno que recebemos por parte dos presentes, e de outros que seguiram de perto este evento, foi acima das nossas melhores expectativas. A Bonws Seguros é uma empresa que, na realização deste e outros fóruns anteriores, sempre teve como objectivo realizar algo que promova o conhecimento e contribua para a imagem da actividade seguradora dentro e fora de portas, mais uma vez ficamos com a sensação de dever cumprido.

Qual será a periodicidade do fórum?

A realização deste fórum terá uma periodicidade anual, sendo que podemos já adiantar que para o próximo ano teremos a participação de mais especialistas internacionais da área seguradora do sector petrolífero, os temas serão igualmente interessantes e mais uma vez o objectivo será partilhar o conhecimento e as melhores prácticas para que a Bonws Seguros continue a fazer parte da solução e contribuir assim para um sector tão fundamental para a economia e criação da riqueza nacional. Vamos fazer o balanço da primeira edição e numa próxima pretendemos reforçar o numero de participantes do sector, continuar a parceria com o broker HKH, que nos trará mais produtos e soluções e convidar algumas das principais resseguradoras internacionais a operar no mercado da energia.