Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inflação deve terminar ano 50% acima da meta do Governo

Angola

A evolução dos preços nos quatro primeiros meses de 2017 coloca a meta de 15% de inflação anual mais longe. Se os preços aumentarem 1,5% ao mês até final de Dezembro, o ano fechará com a taxa homóloga nos 23,3%.

O custo de vida em Luanda aumentou 2,0% em Abril face a Março, acima do objectivo de 1,5% fixado pelo Presidente da República, no final de Abril, no discurso perante o Comité Central do MPLA, de acordo com o Índice de Preços no Consumidor de Abril do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgado esta segunda feira.

"Temos, neste momento, boas razões para confiar numa trajectória descendente da inflação, que já se situa próxima do intervalo que ambicionamos, de uma variação mensal dos preços não superior a 1,5 por cento", garantiu o PR perante o principal órgão do partido dos camaradas entre congressos.

A taxa de 1,5% ao mês é uma revisão em alta da meta fixada pelo chefe do Executivo no discurso sobre o Estado da Nação, em Outubro de 2016, perante a Assembleia Nacional, em que declarou: "(...) A nossa meta é conseguir uma taxa de inflação mensal de 1% ou menos".

(Leia o artigo na integra na edição 419 do Expansão, de sexta-feira 28 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)