Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Acordo da OPEP sem surpresas

Angola

Países produtores de petróleo acordaram estender os cortes de produção durante mais nove meses. Nigéria e Líbia estão isentas do acordo.

A OPEP decidiu na reunião desta semana prolongar os cortes de produção de petróleo por mais nove meses para além do prazo de final de Junho antes estabelecido. O cartel decidiu também manter a Nigéria e a Líbia isentas deste acordo e autorizar o Irão a continuar a aumentar a sua produção para a meta definida no final do ano passado.

A decisão de extender o prazo do actual acordo até final de Março de 2018 não foi uma surpresa para o mercado tendo em conta, por exemplo, as recentes declarações da Arábia Sáudita e da Rússia a defenderem essa possibilidade. Esta decisão deve-se, acima de tudo, ao facto dos cortes na oferta implementados desde o início do ano não terem sido até agora eficazes em atingir o objectivo de reduzir o nível de reservas de crude para a média dos últimos cinco anos, definida pela OPEP como a meta e o nível apropriado na actual conjuntura. Isto apesar do nível de execução da OPEP à meta do actual acordo se encontrar acima dos 100% nos primeiros quatro meses de 2017.

*Eaglestone Securities

(Leia o artigo na integra na edição 419 do Expansão, de sexta-feira 28 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)