Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Confiança dos empresários com maior recuperação em oito anos

Angola

O indicador de clima económico do Instituto Nacional de Estatística, que mede as perspectivas dos empresários sobre a evolução da economia no curto prazo, recuperou nove pontos entre o último trimestre de 2016 e o primeiro de 2017, embora permaneça em terreno negativo. Construção é o mais pessimista.

A confiança dos empresários e gestores recuperou nove pontos no 1.º trimeste de 2017, a maior subida nos últimos oito anos, indicam os dados do inquérito de conjuntura económica do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) relativo aos meses de Janeiro a Março deste ano.

Apesar da recuperação, o Indicador de Clima Económico (ICE) mantém-se em terreno muito negativo, fixando-se nos -24 pontos nos primeiros três meses de 2017, contra os -33 pontos do IV trimestre de 2016.

Mesmo em terreno negativo, as estatísticas indicam o aumento da confiança dos gestores e empresários na percepção, a curto prazo, da marcha da economia em 2017, à excepção do sector da construção.

(Leia o artigo na integra na edição 419 do Expansão, de sexta-feira 28 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)