Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Que diversificação económica Angola precisa?

Francisco Paulo

A diversificação da economia angolana é um tema que está na moda, em especial desde 2009 e mais recentemente desde meados de 2014. A recuperação rápida do preço do petróleo em 2010 fez com que a chamada de atenção quanto à necessidade de diversificar não tivesse sido levada a sério. Mas a "bendita" queda do preço em 2014, que perdura até ao presente, não será facilmente esquecida e esperamos que motive os decisores a tomarem medidas adequadas que irão, de facto, resultar numa diversificação económica efectiva que seja evidente para todos.
Mas de que diversificação é que o país necessita? Será suficiente a diversificação da estrutura económica do país medida pela composição do PIB, em que o sector petrolífero tem vindo a ter um peso cada vez menor? É evidente que a estrutura do PIB em 2002 não é a mesma de 2016, como ilustra o gráfico.

(Leia o artigo na integra na edição 437 do Expansão, de sexta-feira 01 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)