Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Adjudicados contratos públicos de 4,4 mil milhões USD nos dois meses anteriores às eleições

Angola

Nos primeiros seis meses do ano os contratos de obras públicas e fornecimento de bens e serviços não ultrapassaram os 3,3 mil milhões USD até Junho, mas em Julho e Agosto os valores dispararam. Energia e reabilitação de estradas lideram a lista dos maiores contratos públicos nos primeiros oito meses do ano.

O Executivo acelerou a contratação de bens, serviços e empreitadas em Julho e Agosto, apenas dois meses antes das eleições, altura em que os cofres do Estado contratualizaram o equivalente a 4.428 milhões USD de um total de 7.729 milhões USD adjudicados deste o início do ano.
Em Julho, mês que antecedeu as eleições gerais de 23 de Agosto, que assinalam a saída de José Eduardo dos Santos à frente dos destinos do País, o Estado contratualizou 2.490 milhões USD em bens e serviços, o que a juntar aos 1.938 milhões contratualizados no mês de Agosto totaliza 4.428 milhões USD, valor superior aos 3.301 milhões USD que o Estado gastou nos primeiros quatro meses do ano. Assim, nos dois meses que antecederam as eleições, o valor contratado pelo Estado correspondeu a 57% do total do ano de 2017.
Nestes dois meses, a maioria dos contratos adjudicados demonstra a aposta nos sectores da energia, nomeadamente vários contratos de prestação de serviços de manutenção de centrais hidroeléctricas, mas também em reabilitação de estradas em várias zonas do País.

(Leia o artigo na integra na edição 438 do Expansão, de sexta-feira 08 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)