Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Maiores ligas europeias gastam mais de quatro mil milhões de euros em transferências

Expansao Mercados

Os clubes das principais ligas profissionais europeias bateram recordes no mercado de transferência de futebolistas. O primeiro atleta africano da lista dos mais vendidos surge em 13.º lugar e custou 42 milhões de euros.

Os clubes das cinco principais ligas profissionais do futebol europeu gastaram 4.194 milhões de euros em jogadores durante o período de transferências que terminou a 31 de Agosto, revelam os dados do site especializado transfermarkt calculados pelo Expansão.
Aquela que é considerada a competição mais rica, a Premier League inglesa, continua a liderar a tabela das ligas que mais gastaram, com o correspondente a 37% dos 4.194 milhões de euros, ou seja, 1.555 milhões. A italiana Série A ocupa o segundo lugar, com 827 milhões de euros em transferências, seguida da francesa Ligue 1, com 673 milhões, para as quais muito contribuiu aquela que é agora a maior transferência de sempre, a do brasileiro Neymar, do Barcelona para o Paris Saint-Germain (PSG) pelo equivalente a 222 milhões de euros. Já a alemã Bundesliga e a liga espanhola gastaram 585 e 554 milhões de euros, respectivamente.
Neymar, cuja verba daria para pagar o que custou o francês Pobga ao Manchester United, no ano passado, juntamente com a transferência de 100 milhões de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, lidera a lista dos jogadores mais caros.

(Leia o artigo na integra na edição 438 do Expansão, de sexta-feira 08 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)