Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA disponibilizou 20 milhões USD ao sector petrolífero

Expansao Mercados

Foram disponibilizados 58 milhões USD, por via de cartas de crédito, para atender as necessidades de diversos sectores, com destaque para agricultura, indústria e outros bens.

O Banco Nacional de Angola (BNA) cedeu, na semana passada, o equivalente a 186,6 milhões USD em divisas aos agentes económicos que actuam no sistema financeiro nacional através dos bancos comerciais, tendo sido disponibilizados 58 milhões de USD para atender às necessidades dos diversos sectores, segmento que agrupa cartas de crédito para a agricultura, indústria e importação de bens alimentares. Foram cedidos 20 milhões
Segundo dados do banco central, no período de 28 de Agosto a 1 de Setembro o sector petrolífero foi favorecido com 20 milhões USD em divisas, tendo sido o segundo principal beneficiário, enquanto o sector das telecomunicações recebeu o equivalente a 14,4 milhões USD.
Os órgãos auxiliares do Estado receberam 11,2 milhões USD, ao passo que os cartões de crédito ficaram com o equivalente a 10 milhões USD. A mesma verba foi para ajuda familiar, viagem, saúde e para educação também foram injectados o equivalente a 10 milhões USD. As casas de câmbio também receberam 10 milhões USD, assim como foi alocada a mesma verba para atender às necessidades das operadoras de remessas. Já para reposição cambial foram cedidos 9 milhões USD e, finalmente, para o sector da saúde foi disponibilizado um milhão USD.

(Leia o artigo na integra na edição 438 do Expansão, de sexta-feira 08 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)