Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola tem um dos vinte maiores governos do mundo

Angola

Apenas dezasseis países têm um número de governantes superior ao que existe em Angola, cuja estrutura governativa é composta por um Presidente da República e um vice-presidente, bem como por 35 ministérios. Isto, sem contar com as cerca de meia centena de secretarias de Estado nomeadas por Eduardo dos Santos, em 2012.

Angola tem um dos 20 maiores governos do Mundo, num "ranking" liderado maioritariamente por países africanos e com destaque para o Uganda que, com 75 governantes, é o país com o governo mais numeroso, de acordo com dados da página da internet da agência norte-americana de inteligência CIA.
Os dados de desenvolvimento humano e o índice de boa governação de Mo Ibrahim (ver página 5) demonstram que, em geral, países com governos mais pequenos obtêm melhores índices de governação. Assim, a poucos dias de se conhecer os nomes que vão constituir o futuro Governo de Angola, o Expansão quis saber junto de empresários e economistas qual o governo ideal para os próximos cinco anos, nomeadamente, quantos ministérios deveriam figurar na nova legislatura, bem como apurar se um "menor governo é um melhor governo", visto que em Angola, além do Presidente e vice-presidente, a estrutura governativa é composta por 35 ministérios. Isto, sem considerar as secretarias de Estado e os governadores provinciais, que têm estatuto de ministros, apesar de não pertencerem ao governo central.

(Leia o artigo na integra na edição 439 do Expansão, de sexta-feira 15 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)