Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Falha no iPhone X baixa valor das acções da Apple no lançamento

Empresas

Com uma capitalização em bolsa nove vezes superior ao PIB angolano, a Apple enfrentou, esta terça-feira, um pequeno desaire no tão aguardado lançamento do iPhone X. Uma falha no reconhecimento facial que desbloqueia o aparelho, apresentado como um dos trunfos do novo modelo, provoca queda de 1% nas acções.

A expectativa em torno do lançamento do iPhone X, terça-feira, foi refreada por uma falha no sistema de reconhecimento facial de desbloqueamento do smartphone, que provocou uma queda de 1% nas acções da Apple.
O incidente acabou por não fazer "mossa", mas, segundo a imprensa especializada, mostra como o mundo da tecnologia e os investidores estão atentos às inovações, sobretudo quando têm o carimbo da Apple. A empresa, que inaugurou este ano a nova sede em Cupertino, nos EUA, um edifício altamente tecnológico, cuja construção ultrapassou os 15,5 mil milhões de USD, acabou por ser melhor sucedida noutros dos cinco produtos lançados nesse dia. A apresentação do Apple Watch Series 3 atraiu as atenções dos investidores e provocou uma queda de 4,5% nas acções da Swatch. O impacto do novo Apple Watch no seu concorrente, segundo o Business Insider, pode não ficar por aí, estimando que o valor das acções da Swatch possa baixar até 10%.
Reacção dos mercados à apresentação dos novos produtos da Apple à parte, a empresa criada por Steve Jobs apostou forte no lançamento do iPhone X,como forma de reagir à concorrência da Samsung e da Huawei, que têm vindo a ganhar terreno no segmento dos smartphones, e contrariar a queda nas vendas dos iPhones, que comemoram este ano os 10 anos de existência.

(Leia o artigo na integra na edição 439 do Expansão, de sexta-feira 15 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)