Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

A sua empresa está preparada para a transformação digital?

Gestão

O tema da "Transformação Digital" está na ordem do dia. O paradigma de grandes empresas digitais, como o Facebook, a Uber ou a Airnbn representam hoje uma nova realidade. Este artigo pretende desmistificar a ideia de disrupção e esclarecer dúvidas.

O tema da transformação digital converteu-se no jargão tecnológico do momento. Nos últimos anos, a tecnologia ajudou a mudar a essência de qualquer negócio e continua a fazê-lo, de forma cada vez mais incontornável. Primeiro os dados analógicos converteram-se em informação digital, e isso abriu portas à digitalização dos processos de negócio, que por sua vez levaram à introdução de ferramentas que os agilizaram e introduziram eficiências.
Com a tecnologia dentro de portas, as empresas evoluíram, seguiram novas tendências e hoje - graças à maturidade das ferramentas digitais e dos processos de negócio por ela influenciados - é todo o negócio que se está a transformar. É o tempo da chamada transformação digital. O ritmo a que se verificou no terreno cada uma destas alterações foi acelerando e hoje transformar o negócio, mais do que uma opção, é uma inevitabilidade. Se a sua empresa não embarcar nesta mudança, os concorrentes vão fazê-lo e recuperar a desvantagem pode não ser possível.
*Partner de IT Advisory da KPMG

(Leia o artigo na integra na edição 443 do Expansão, de sexta-feira 13 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)