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Gestão

Confiabilidade

Gestão

Em todos os níveis de desenvolvimento, seja o pessoal seja o de gestão, a confiabilidade é o centro nevrálgico da responsabilidade e da coerência de tudo o que fazemos no dia-a-dia.

A confiabilidade é um centro de responsabilização da vida e do desempenho profissional, o coração que garante os impulsos adequados para o sucesso.
Associada à fiabilidade, a confiabilidade revela a forma como sabemos estar, no tempo e modo certos, orientados por padrões de vida e comportamentos adequados a cada ambiente, a cada situação.
Em todo o tipo de relações interpessoais, em cada contacto, devemos inspirar confiança, segurança e rigor e isso é qualidade. Fazem parte da confiabilidade pessoal aspectos como não adiar decisões, começar algo e acabar, mas acabar bem, saber controlar e ultrapassar obstáculos, ser firme, decidido e pragmático, sabendo dizer e fazer, ser coerente, seguro, estável.
Significa ser forte, corajoso, assumindo responsabilidades, mesmo as mais difíceis. Confiabilidade em gestão é a probabilidade que um sistema dê como resposta aquilo que se espera dele durante um determinado período de tempo e sobre certas condições, sejam eles equipamentos ou mesmo colaboradores. Pessoas e sistemas confiáveis alcançam melhores resultados.
A confiabilidade faz parte das várias dimensões da qualidade, desafiando as empresas para o crescimento e dotação de novos recursos, que considerem a qualidade como o centro.

(Leia o artigo na integra na edição 444 o Expansão, de sexta-feira 20 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)