Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Despedimento de Sumbula na Endiama é a maior surpresa

Empresas

João Lourenço efectuou mexidas na hierarquia de cinco empresas públicas esta semana, com destaque para a exoneração de Carlos Sumbula, reconduzido para um terceiro mandato em Julho último por JES. Já o BPC, com a nomeação de Alcides Safeca para PCA e CEO, conta com a terceira administração em menos de um ano.

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou esta quarta-feira o presidente do Conselho Administração da Endiama, Carlos Sumbula, três meses depois do ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos, o ter reconduzido no cargo que ocupava desde 2009.
Além de Carlos Sumbula, João Lourenço exonerou quase todo conselho de administração da diamantífera nacional, tendo mantido apenas no cargo de administrador executivo Osvaldo Van-Dúnem.
O PR nomeou Ganga Júnior como presidente do conselho de administração da Endiama, e, igualmente, indicou Laurinda Paulo, Ana Feijó Bartolomeu, bem como Joaquim Filipe Luís, para além de Osvaldo Van-Dúnem como administradores executivos da concessionária.
Também na Ferrangol houve mexidas, com o Chefe de Estado a nomear João Diniz dos Santos como PCA, em substituição de Diamantino Azevedo, que assumiu a pasta do Ministério dos Petróleos e Recursos Naturais.

(Leia o artigo na integra na edição 446 do Expansão, de sexta-feira 03 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)