Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Desenvolvimento local sementeira de oportunidades

Gestão

Só a responsabilização, coerência e ética de todos os intervenientes na dinâmica política e social permite criar sinergias e complementaridade de competências, única forma de garantir crescimento sustentado e o adequado aproveitamento dos meios, tecnologias e potencial humano existentes em cada zona.

É em âmbito local, nas diferentes regiões do País, que de forma imediata se encontram soluções e identificam as potencialidades que permitem o desenvolvimento social e económico.
Falamos da resposta adequada às necessidades sociais, e do aproveitamento das potencialidades e habilidades locais existentes, facilitadas através de uma maior proximidade entre as comunidades.
A falta de informação e comunicação geram, muitas vezes, distanciamento, desmotivação e negativismos desnecessários.
É importante fazer emergir um novo conceito de desenvolvimento local, que potencie a articulação entre a estratégia e a acção, garantindo a valorização do capital humano, apoiado em tecnologia, formação e aproveitamento das potencialidades existentes.
É, por isso, consensual que, para existir desenvolvimento local integrado e sustentável, as regiões devem potenciar interacções, que envolvam os verdadeiros responsáveis por esse desenvolvimento e, logicamente, procurem os aliados adicionais necessários para a concretização dos seus objectivos.
Quando avaliamos as melhores práticas e procuramos um conceito de desenvolvimento local, encontramos a sua orientação em três linhas de força:
- A competência e dedicação dos Governos Provinciais e suas Equipas, os principais responsáveis por levar a estratégia à acção, procurando os meios necessários,;
- As populações e a sua adesão aos desafios, tantas vezes difícil, por baixa qualidade de vida e desmotivação;
- Os empresários e organizações locais, dinamizadores da produtividade e da empregabilidade.

(Leia o artigo na integra na edição 447 do Expansão, de sexta-feira 10 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)