Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inflação em alta há dois meses já furou nova meta do governo

Angola

Os preços em Luanda subiram 3% em Outubro face a Setembro, a taxa mais alta em 14 meses. Nos dez primeiros meses, o custo de vida aumentou 23,6% furando a meta do Governo e a projecção do FMI.

O ritmo de aumento do custo de vida em Luanda acelerou em Outubro qualquer que seja o indicador considerado, de acordo com cálculos do Expansão a partir do Índice de Preços do Consumidor do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A excepção que confirma a regra é a inflação média, que mede o aumento médio dos preços nos últimos doze meses, que se fixou nos 34,1% em Outubro, recuando 0,9 pontos percentuais (PP) face aos 35% de Setembro.
Em termos mensais, o custo de vida na capital aumentou 3% em Outubro, a taxa mais elevada desde Agosto de 2015, acelerando 0,5 pp face ao mês anterior. A inflação mensal está há dois meses em alta, pois já tinha acelerado de 1,7% em Agosto para 2,5% em Setembro. O anterior Governo tinha como objectivo um aumento de preços mensal de 1,5%, percentagem fixada pelo ex-Presidente da República no final de Abril no discurso perante o Comité Central do MPLA.
Com o aumento dos preços de 3% em Outubro, a taxa de inflação anual na província capital, que tem sido utilizada como referência para o País, situou-se nos 29%, mais 1,5 pp do que em Setembro, registando também o segundo aumento consecutivo.


(Leia o artigo na integra na edição 448 do Expansão, de sexta-feira 17 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)