Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Isabel dos Santos demitida da "galinha dos ovos de ouro" do País

Angola

O novo PCA da Sonangol, Carlos Saturnino, foi subordinado de Isabel dos Santos na petrolífera, onde exercia o cargo de PCE da Sonangol Pesquisa & Produção, até ter sido despedido pela "princesa" em Dezembro de 2016, sob acusação de má gestão e de graves desvios financeiros. Regressa agora pela "porta grande".

O Presidente da República conferiu posse esta quinta-feira ao novo Conselho de Administração da Sonangol, agora liderado por Carlos Saturnino, que substitui Isabel dos Santos na liderança da empresa que, segundo João Lourenço, é a "galinha dos ovos de ouro" do País. Demitida na quarta-feira 17 meses após ter sido nomeada pelo pai, Isabel dos Santos deixa a petrolífera semanas depois de ter entrado para o 74.º lugar da lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosa do mundo, sendo a única africana a constar no ranking. Precisamente por estar à frente de uma das maiores empresas do continente africano.
Na cerimónia de posse, o PR exigiu aos novos gestores que "cuidem bem" da petrolífera, uma vez que é a "galinha dos ovos de ouro" do País, e apontou o caminho ao futuro: é fundamental a aposta numa nova refinaria, independentemente de o investimento ser público ou privado.
A empresária foi "despedida" um mês depois de ter afirmado que João Lourenço está "completamente por dentro" dos planos de reestruturação em curso na Sonangol, tendo ainda assegurado que as relações com o Presidente "estão totalmente alinhadas".

(Leia o artigo na integra na edição 448 do Expansão, de sexta-feira 17 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)