Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Conhecimento e transformação

Gestão

Um líder que não acredite e não se envolve no desenvolvimento das suas pessoas, jamais terá colaboradores capacitados... Uma dura realidade? Como conseguir fazer a diferença? As notícias nem sempre são animadoras, pois não existindo estratégia que favoreça e promova a formação das pessoas, nada há que as Direcções de Recursos Humanos possam fazer.

Formação e capacitação são os eixos basilares no desenvolvimento das pessoas, permite desenvolver, enriquecer as competências, os conhecimentos, as aptidões e simultaneamente inovar e consolidar.
Estamos todos de acordo? Líderes, liderados? Certamente que sim. Contudo, esta é uma realidade parcial... nem todas as empresas, líderes e liderados acreditam e praticam. As razões demasiadas e variadas, talvez a mais comum e recorrente seja a ausência de orçamento. "Não é possível capacitar, formar as pessoas pois não temos orçamento suficiente" dirão os responsáveis de Recursos Humanos. Ou ainda, "é impossível, não tenho tempo nem agenda para ter formação..."dirão os beneficiários da formação, ou "as minhas pessoas não necessitam de formação, talvez para o próximo ano", dirão alguns líderes.
Já ouviram, vivenciaram ou já estiveram numa situação como esta? Serão apenas desculpas? Talvez sim ou talvez não, mas a verdade é que, como existem, tornam-se reais e se estas desculpas estiverem incutidas numa cultura que favoreça e privilegie tudo menos o desenvolvimento das suas pessoas, então será essa a realidade, ou seja, a utilização de pretextos para a sua não realização / concretização...
A cultura da empresa, o ADN da empresa, são fundamentais na definição das linhas estratégicas de acção, com devida incidência na forma como o tema Formação e Capacitação são trabalhados, entendidos e desenvolvidos dentro da empresa.


(Leia o artigo na integra na edição 449 do Expansão, de sexta-feira 24 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)