Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Empréstimo de 246 milhões USD para sistema de transporte

Hidroeléctrica de Laúca

Executivo contrata financiamento externo para concluir rede do sistema de transporte de energia eléctrica de Laúca para as regiões centro e sul do País.

O Governo aprovou o acordo de financiamento entre Angola e o Standard Chartered Bank (SCB), no valor global de 220,6 milhões EUR, o equivalente a 246,5 milhões USD, para a conclusão do projecto do sistema de transporte de energia associado ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca (AHL).
O acordo, segundo o despacho Presidencial nº 309/17, de 28 de Dezembro, enquadra-se na estratégia do Governo, no que concerne à diversificação das fontes de financiamento para a cobertura de projectos de investimento público e de desenvolvimento económico e social do País.
Num outro despacho, o Presidente da República autorizou o ministro das Finanças a celebrar um contrato de empréstimo, no valor de 150 milhões USD, com a Gemcorp Capital, um fundo de investimento com sede em Londres. O empréstimo, deste acordo, faz parte de um contrato de crédito negociado entre o Governo e a Gemcorp, empresa que cuja actividade tem foco nos mercados emergentes. O crédito visa a cobertura do défice de financiamento para a conclusão do AHL.
A disponibilidade do valor resulta da conclusão das negociações do acordo entre o Governo angolano e a Gemcorp, que prevê um valor de 500 milhões USD distribuídos também para a aquisição de medicamentos e alimentos por parte de Angola.

(Leia o artigo na integra na edição 454 do Expansão, de sexta-feira 05 de Janeiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)