Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Procura interna e commodities disparam crescimento em 2018

'Perspectivas económicas globais' para África Subsaariana

Banco Mundial diz que está em curso uma recuperação da economia da África subsaariana, que deverá passar de um crescimento de 2,4% em 2017 para 3,2% este ano, "apoiado por uma melhoria nos preços das matérias-primas". A expansão da economia em Angola deverá ser de metade do crescimento previsto para a região.

O Banco Mundial prevê um crescimento na África subsaariana de 3,2% em 2018, superior em 0,1 pontos percentuais (pp) à perspectiva mundial, beneficiando da estabilização dos preços das commodities, bem como do fortalecimento da procura interna e do desaceleramento da inflação.
De acordo com o relatório "Perspectivas Económicas Globais", divulgado esta semana, está em curso uma recuperação "modesta" na África subsaariana, passando de um crescimento de 2,4% em 2017 para 3,2% este ano, "apoiada por uma melhoria nos preços das matérias-primas".
"Apesar de o crescimento económico ter aumentado em Angola, Nigéria e África do Sul, as três maiores economias da região, a expansão continua baixa", acrescentam os redactores do relatório.
O Banco Mundial refere que é esperado um aumento do rendimento per capita nesta região de África, mas alerta que esse crescimento será insuficiente para reduzir a pobreza.

*com Lusa

(Leia o artigo na integra na edição 455 do Expansão, de sexta-feira 12 de Janeiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)