Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

Sonangol quebra monopólio que era da Trafigura

Combustíveis

A Sonangol abriu um concurso público internacional para aquisição de combustíveis, naquele que será o primeiro passo para abrir a sua rede de fornecedores, apurou o Expansão.

Durante anos, a Trafigura foi o maior vendedor de petróleo refinado a Angola. Esta "holding" foi recentemente citada pela Bloomberg como uma das empresas que furou as sanções económicas impostas à Coreia do Norte, uma vez que, alegadamente, vendia combustíveis a este país, acusação que a empresa negou.
De acordo com a rede de televisão norte-americana CNBC Africa, a Trafigura ainda fornece gasóleo a Angola, mas o seu principal concorrente, os anglo-holandeses da Vitol, começou recentemente a fornecer o País de gasolina.
Recorde-se que Trafigura e Vitol foram visadas num relatório da Organização Não Governamental (ONG) suiça Public Eye, que referia que ambas vendiam a vários países africanos combustível tóxico banido na Europa, denominado pelos analistas como combustível de "qualidade África", altamente poluentes, com altos níveis de enxofre na sua composição, bem como benzina e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

(Leia o artigo na integra na edição 457 do Expansão, de sexta-feira 26 de Janeiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)