Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Estudantes do ISUTIC criam sistema de geolocalização de ATM

Projecto foi criado para ser um serviço da Unitel

Depois de terem vencido o concurso Unitel Apps Angola, com o sistema de geolocalização, os estudantes do Instituto Superior de Tecnologias, Informação e Comunicação (ISUTIC) reclamam apoios de empresários e empresas para desenvolverem e comercializarem os trabalhos desenvolvidos.

Um grupo de estudantes do Instituto Superior de Tecnologias, Informação e Comunicação (ISUTIC) criou um sistema integrado de serviços Unitel de geolocalização para a caixa electrónica (ATM), a partir de um aplicativo instalado no telemóvel.
O sistema, criado pelos estudantes de Engenharia de Telecomunicações Felizardo Coxe, Geraldo Gomes, Sérgio Sebastião, Eliano Quiza, Gospel Fita e Michel Tandunha tem como objectivo fornecer informação aos utentes da rede Unitel relacionada com a localização geográfica de uma caixa electrónica mais próximo do cliente para evitar longas caminhadas.
"Muitas vezes, somos obrigados a realizar vários trajectos para encontrar uma caixa electrónica com dinheiro, entretanto, criámos o aplicativo para que o usuário, independentemente do local onde está, e desde que o telemóvel esteja conectado à rede, consiga enviar uma mensagem à Unitel solicitando a localização dos caixas mais próximos de si para evitar longas caminhadas", explicou Felizardo Coxe, mentor e estudante do 5º ano de Engenharia de Telecomunicações.

(Leia o artigo na integra na edição 457 do Expansão, de sexta-feira 26 de Janeiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)