Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

PAI + é o pai "Grande" do programa de diversificação da economia nacional

Propostas do Programa PRODESI

O objectivo consta nas medidas do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações, a "bíblia" do Executivo para a diversificação da economia. Programa mistura "chavões" antigos como aumentar as exportações e a produção interna e diminuir importações. Será desta?

A criação de um novo Programa Angola Investe (PAI), denominado PAI +, até Abril de 2018 é uma das principais medidas previstas no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), documento que funcionará como a nova "bíblia" do processo de diversificação da economia.
A actualização do PAI para PAI + consta das medidas que visam incentivar o investimento privado no País, que juntamente com as iniciativas para melhorar o ambiente de negócios e para consolidar as infra-estruturas físicas, são as grandes propostas do PRODESI para aumentar até 2022, em 50%, a produção nacional de forma a reduzir a importação de bens (ver página 4).
A renovação do Angola Investe num programa "agora mais focado para a substituição de importações e diversificação de exportações" assenta na disponibilização de "produtos financeiros reestruturados e customizados à medida de cada um dos produtos prioritários da diversificação". Por exemplo, visa financiamento de diferentes pacotes tecnológicos por tipo de cultura/localização geográfica; acordos de convenção de vendas (dispensando a apresentação de projecto de viabilidade para quem já tenha a sua fazenda operacional e pretenda comprar a crédito um tractor ou camião, entre outros equipamentos); ou financiamentos na modalidade de leasing".

(Leia o artigo na integra na edição 458 do Expansão, de sexta-feira 02 de Fevereiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)