Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Taxa de câmbio inalterada no segundo maior leilão de venda de divisas do ano

Mercado cambial

Os 225,6 milhões Kz servirão para cobertura de cartas de crédito com objectivo de assegurar a importação de matéria-prima, peças e equipamentos para a indústria transformadora.

O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou, quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, o segundo maior leilão de venda de divisas desde que arrancou o processo de flutuação da taxa de câmbio, ao colocar esta semana no mercado primário 225,6 milhões USD, correspondente a 181,6 milhões de euros (Meuro), montante que perde apenas para os 192,4 milhões Meuro disponibilizados no leilão de 30 de Janeiro do ano em curso.
Desde o arranque do processo de flutuação de taxas de câmbio, que passou a utilizar o euro como moeda de referência, a 5 de Janeiro, o BNA já vendeu à banca comercial pouco mais de 1.000 Meuro, dos quais, 440 Meuro, até à semana passada tinham sido cedidos por via de leilões de divisas e os restantes em vendas directas.
Ao contrário dos anteriores leilões de divisas que já ocorreram no processo de flutuação da taxa de câmbio, neste leilão não houve qualquer alteração da taxa de câmbio média do Kwanza face à moeda europeia, que se mantém, assim, nos 257,7 Kz.
O comunicado do BNA sobre este leilão não avança, pela primeira vez desde o início do ano, quantos bancos participaram do mesmo.

(Leia o artigo na integra na edição 459 do Expansão, de sexta-feira 09 de Fevereiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)