Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo 'pisca o olho' a turistas e investidores com vistos simplificados em 61 países

Oito Estados gozam de isenção de vistos ao abrigo da reciprocidade

Para obter um visto de turismo para Angola deixa de ser exigida carta de chamada a cidadãos de 61 países. E no caso de oito nações nem sequer é preciso visto. A medida insere-se nas políticas do Governo para estimular o turismo e aumentar os negócios. As representações diplomáticas gostam da medida, mas esperam para ver.

Cidadãos de 61 países passam, a partir de 30 de Março deste ano, a ter a entrada facilitada em Angola, desde que permaneçam no território até 30 dias por entrada e 90 dias por ano. Cinco países vão beneficiar de isenção de vistos, juntando-se a África do Sul, Moçambique e Namíbia.
A decisão, tomada por um Decreto Presidencial de 16 de Fevereiro, vai de encontro ao plano intercalar do Governo, enquanto instrumento orientador das medidas de política e acções para melhorar a situação económica e social actual. E concretiza uma das orientações do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), com vista à criação do cluster do turismo em Angola e à melhoria do ambiente de negócios do País. O documento, que entrou em vigor em Janeiro deste ano, aponta, no capítulo III.2.1., dedicado às produções e fileiras prioritárias com potencial para exportação, para a necessidade de "agilizar o procedimento de obtenção de visto turístico".
No caso de quatro países africanos (Botsuana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles e Zimbabué) e um asiático (Singapura) o despacho de João Lourenço aponta para a isenção do visto de turismo. Estes países juntam-se, assim, a África do Sul, Moçambique e Namíbia, que beneficiam de isenção de visto nos passaportes ordinários. Angola justifica ainda a decisão alegando que é um "acto promotor do incremento da mobilidade e da dinamização dos fluxos migratórios, de investimentos e de turismo entre os países, aprofundando as relações diversas entre os povos".

(Leia o artigo na integra na edição 461 do Expansão, de sexta-feira 23 de Fevereiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)