Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

FMI chega a Angola para exame à economia

Ao abrigo do Artigo IV

Uma equipa técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega a Angola na primeira semana de Março no âmbito das consultas nos termos do Artigo IV dos estatutos da organização, apurou o Expansão.

Durante a missão que irá decorrer ao longo da primeira quinzena de Março, a equipa do FMI terá encontros com governantes e com entidades independentes que acompanham a evolução da economia nacional.
A missão do FMI insere-se na principal função da organização que é a de assegurar a estabilidade do sistema monetário internacional - o sistema de taxas de câmbio e pagamentos internacionais que permite aos países (e aos seus cidadãos) efectuar transacções entre si.
Para manter a estabilidade e prevenir crises no sistema monetário internacional, o FMI analisa as políticas de cada país, bem como a evolução económica e financeira no plano nacional, regional e mundial, por intermédio de um sistema formal denominado supervisão.
Em geral, as análises às políticas de cada país têm carácter anual e são depois vertidas em relatório. O último relatório sobre Angola no âmbito do artigo IV foi publicado em Fevereiro de 2017.

(Leia o artigo na integra na edição 461 do Expansão, de sexta-feira 23 de Fevereiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)