Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Dezoito bancos obrigados a aumentar capital social em 64,3 mil milhões Kz até final do ano

Vêm aí as fusões na banca

As instituições bancárias que não têm possibilidades de cumprir com os requisitos mínimos de capital social devem considerar alternativas como a fusão ou alienação da sua actividade a uma ou mais instituições financeiras a operar em Angola, refere o banco central.

Dezoito bancos a operar em Angola estão obrigados a aumentar o capital social em 64,3 mil milhões Kz até 31 de Dezembro, para cumprir o mínimo de 7,5 mil milhões estipulado pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
De acordo com o Aviso n.º2/ 2018, denominado "Adequação do Capital Social Mínimo e dos Fundos Próprios Regulamentares das Instituições Financeiras Bancárias", o capital mínimo social exigido aos bancos triplica, passando de 2,5 mil milhões para 7,5 mil milhões, com as instituições bancárias que não cumprem este valor a terem de apresentar ao banco central, até 120 dias após a publicação do aviso, um "plano de acção detalhado descrevendo as medidas que pretendem implementar para alcançarem" este valor mínimo.
Ao todo, serão 18 os bancos obrigados a aumentar o capital social, de acordo com cálculos do Expansão com base nos relatórios e contas de 2016 das instituições bancárias que operam em Angola. O Banco Kwanza Investimento (BKI), o Banco VTB África (VTB), o Banco Postal (BPT) e o Banco Prestígio (BPG), todos com capitais sociais de 2,5 mil milhões Kz, o mínimo exigido até à publicação do mais recente aviso, estão obrigados a triplicar este valor. Já o estatal Banco de Comércio e Indústria é o que menos terá de aplicar, ao todo 606 milhões Kz (ver infografia). Na lista constam ainda bancos como o BFA, cujo capital social é de 3.972 milhões Kz, e o BIC, com capital social de 3.000 milhões Kz, que não terão problemas em aumentar o capital pois têm capitais próprios bastante elevados.

(Leia o artigo na integra na edição 462 do Expansão, de sexta-feira 02 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)