Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Lista de empresas públicas a privatizar fica concluída em Abril

Privatização em bolsa

Executivo cria comissão para preparar a venda de empresas públicas em bolsa, que deverá arrancar este ano. Processo de privatizações deve garantir a "maximização" das receitas para o Estado e preservar o acesso aos pequenos subscritores.

A comissão técnica criada pelo Executivo para preparar a implementação do processo de privatizações de empresas de referência em bolsa deve apresentar, no prazo de dois meses, a lista de empresas públicas que deverão ser privatizadas, apurou o Expansão.
A missão desta comissão, coordenada pelo ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, passa por fazer o "levantamento e diagnóstico legal e financeiro das empresas com potencial para privatização em bolsa de valores", bem como propor as medidas de reestruturação e saneamento financeiro" e ajustamentos legais para o desenvolvimento do processo.
Fonte ligada ao processo adiantou ao Expansão que "este será o primeiro passo para a tão desejada entrada de empresas na bolsa", processo que tem sido sucessivamente adiado ao longo dos anos.
De acordo com o Instituto para o Sector Empresarial Público (ISEP), em Angola, existem actualmente 73 empresas públicas. O objectivo de iniciar o processo de privatização de empresas públicas em bolsa de acções surge através do Plano Intercalar do Executivo apresentado em Outubro, documento onde constam as propostas do Executivo a realizar até Março. Neste documento, o Governo propõe-se promover o mercado de acções por via da privatização em bolsa de empresas de referência, bem como a continuar o "programa de redimensionamento e reestruturação do sector empresarial público,concorrendo para o efeito à criação de princípios base e do quadro legal da privatização do património empresarial"

(Leia o artigo na integra na edição 462 do Expansão, de sexta-feira 02 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)