Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Marrocos lidera na captação de investimento externo em África

Índice do investimento africano em 2017

Enquanto a Costa do Marfim foi a economia que mais cresceu neste índice, o Botsuana perdeu o primeiro lugar conquistado na 1.ª edição, apesar de ter assegurado a presença no Top cinco da 2.ª edição. No pódio estão três países do norte de África e nenhum produtor de petróleo está no Top dez.

Marrocos foi o principal destino do investimento em África em 2017, de acordo com o Índice de Investimento Africano (AII), elaborado pelo laboratório de pesquisa da Quantum Global. Já a Costa do Marfim, que ocupa o quinto lugar, é o país que mais cresce no continente.
Com um investimento estrangeiro directo de 2,57 mil milhões USD, Marrocos lidera o Top 10 dos países que mais investimento atraíram no ano passado, destronando o Botsuana, que liderou o primeiro índice. Entre os 10 melhor posicionados, não há um único produtor de petróleo.
Em sentido contrário, a República Centro Africana encabeça o Top 10 dos piores, uma lista encerrada pelo Zimbabué. O "sólido crescimento económico" e o seu "posicionamento geográfico" são os trunfos que, segundo o Índice de Investimento Africano da Quantum Global, explicam a liderança de Marrocos, país que captou mais 12% de investimento estrangeiro em 2017 em relação a 2016. "O aumento do nível de investimento estrangeiro directo, os níveis de dívida externa, factores de capital social e ambiente de negócios favorável" são outras das razões que tornam o país atractivo.

(Leia o artigo na integra na edição 466 do Expansão, de sexta-feira 29 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)