Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Empresários pedem 'socorro' ao Governo para superar a crise

Falta de crédito e incumprimento do Estado prejudica empresas

A crise financeira que afecta a economia do País desde 2014 tem provocado a falência em massa de empresas, alertam várias associações empresariais. Os homens de negócio vivem dias difíceis com o apertar do cerco da AGT, com a dificuldade de importação por falta de divisas e com o facto de o Estado ser "mau pagador" e dizem que é urgente a intervenção do Governo.

Associações de empresários de vários sectores lançaram o grito de socorro ao Governo para superar a crise financeira que afecta as actividades das empresas. Entre a exigência do pagamento de atrasados do Estado a pedidos de amnistia fiscal, muitos são os pedidos lançados desde o início do ano.
Desde a indústria transformadora à hotelaria, os empresários queixam-se do aperto ao cerco levado a cabo pela Administração Geral Tributária (AGT), bem como da falta de crédito como factores que estão na base da queda dos indicadores da actividade empresarial em Angola.
O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, diz que há uma politica fiscal de "hostilidade" para com a indústria transformadora apesar de ser um sector que dinamiza a actividade económica de qualquer País.
O "patrão dos patrões" garante que as medidas fiscais adoptadas pela AGT são "desastrosas" e põe em "risco" a sobrevivência das micro e pequenas empresas.
Em declarações ao Expansão, Severino revela que é "insustentável cobrar multas às pequenas empresas" quando estas não têm contabilistas. Para assegurar a interacção entre os empresários e o Governo, pede para que as Finanças voltem a instituir o conselho de auscultação fiscal para rever algumas medidas adoptadas a partir da realidade portuguesa.

(Leia o artigo na integra na edição 467 do Expansão, de sexta-feira 06 de Abril de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)