Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Luís Lélis passa a PCE e herda banco com lucro de 55 mil milhões Kz no ano passado

Deixa de ser interino do BAI

O Banco Angolano de Investimentos apresentou lucros equivalentes a 331 milhões USD em 2017, um aumento de 11% face aos resultados financeiros de 2016. Banco anuncia que continua líder nos depósitos.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) nomeou, na semana passada, Luís Filipe Lélis como presidente efectivo da Comissão Executiva da instituição, cargo que exercia desde Novembro do ano passado na condição de interino, em substituição de José de Lima Massano, nomeado governador do Banco Nacional de Angola (BNA), revela o site do banco.
O novo presidente da Comissão Executiva do BAI herda um banco que em 2017 registou lucros avaliados em 55 mil milhões Kz, sendo, ao mesmo tempo, o maior banco privado em activos do sistema financeiro nacional (1,3 mil milhões Kz).
Luís Lélis, licenciado em Finanças e Marketing pela University of Michigan, nos EUA, enquanto exerceu o cargo de administrador executivo do BAI (até à saída de Massano) tinha sob sua responsabilidade as direcções de Banca Electrónica (DBE), Jurídica e Contencioso (DJC), Organização e Qualidade (BOQ), tal como a do Sistema de Informação.
Luís Filipe Lélis exerceu, entre 1996 e 1999, as funções de assistente do director-geral da Sonangol, altura em que foi convidado para trabalhar, em comissão de serviço, como assessor do Ministro das Finanças.
Em comunicado, o BAI refere que foi aprovado, durante a assembleia-geral de accionistas que decorreu na semana passada, o relatório e contas referente ao exercício de 2017 e a proposta de aplicação de resultados, representando o resultado líquido um aumento de 11% face a 2016.

(Leia o artigo na integra na edição 467 do Expansão, de sexta-feira 06 de Abril de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)