Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Fundo Soberano já recuperou 1,7 mil milhões USD à Quantum mas ainda faltam 3 mil milhões

Exclusivo Expansão

Dos valores recuperados, 740,3 milhões USD, o equivalente a cerca de 45% do total, estavam aplicados em acções de 70 empresas, com destaque para blue ships tecnológicas como a Microsoft de Bill Gates, a rede social Facebook, as gigantes do comércio electrónico Amazon, americana, e Alibaba, chinesa.

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) já recuperou 1.659.343.208 USD de activos geridos pela Quantum Global (QG), a empresa gestora de valores do suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais que detinha o monopólio da gestão da carteira de valores mobiliários do FSDEA, de acordo com documentos obtidos pelo Expansão.
Os cerca de 1,7 mil milhões USD constituídos por acções, obrigações, fundos de cobertura de risco e valores em dinheiro correspondem ao valor de mercado, a 31 de Janeiro de 2018, do Fundo Retorno Absoluto, fundo que era integralmente gerido pela QG a partir do seu quartel general na Suíça. Segundo um comunicado do Quantum Global Group, o mandato de gestão deste fundo foi retirado em Fevereiro de 2018 pela nova administração do FSDEA.
Dos 1,7 mil milhões USD já resgatados pelo FSDEA à QG, a maior parcela, 740,3 milhões USD, o equivalente a cerca de 45% do total, estava aplicada em acções de 70 empresas, com destaque para blue ships dos sectores financeiro e de tecnologias de informação.

(Leia o artigo na integra na edição 469 do Expansão, de sexta-feira 20 de Abril de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)