Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Estudantes criam projecto de mobilidade para o Campus da UAN

Circulação a pé no campus da Universidade Agostinho Neto tem os dias contados

A longa distância que os estudantes do Campus da Universidade Agostinho Neto percorrem para chegar até às salas de aulas quando os autocarros estão avariados fez com que bolseiros angolanos na China desenvolvessem um projecto que facilita a circulação dentro do recinto universitário.

Os estudantes do Campus da Universidade Agostinho Neto têm de percorrer aproximadamente dois quilómetros entre o portão até às salas de aulas, na ausência de autocarros. E para pôr fim à longa caminhada, um grupo de estudantes bolseiros na China desenvolveu um projecto, denominado Power by Riding, que facilita a mobilidade, através de bicicletas tecnológicas.
A Power by Riding vai permitir a implementação de estações de bicicletas, equipadas com dispositivos electrónicos equipados com PBR, que permitem, por exemplo, carregar o telefone ou o computador durante o tempo em que as bicicletas estiverem em circulação.
O projecto, que está em vias de conclusão, contará com um sistema de comunicação GPS, GPRS e pagamento via QR, que será accionado sempre que o usuário pretender usar o sistema PBR.
Para utilizarem as bicicletas, os estudantes ou os professores terão de fazer o download do aplicativo, efecuar o pagamento, através do código QR, ou utilizar o próprio cartão de estudante.
O projecto foi criado e está a ser desenvolvido por um grupo constituído pelos estudantes Miguel de Carvalho, do curso de Ciências da Computação e Tecnologia, Franklin Augusto, do curso de Engenharia Mecânica, Loysik da Trindade, do curso de Economia Regional e Comércio, Joaquim Miguel, do curso de Ciências da Computação e Tecnologia e Li Sheng Kai, do curso de Engenharia de Materiais.

(Leia o artigo na integra na edição 477 do Expansão, de sexta-feira 15 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)