Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

INE só conseguiu reportar 99 dos 244 indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável

Faz parte da agenda até 2030 das Nações Unidas

Falta de informação dos ministérios prejudicou relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) que apenas apresentou informação sobre 41% dos indicadores globais a implementar até 2030.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apenas conseguiu reportar 99 dos 244 indicadores globais que compõem os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas para implementar até 2030, por falta de informação dos ministérios, admitiu, esta quinta-feira, a directora-geral adjunta do INE.
De acordo com Ana Paula Jordão, o reporte de apenas 41% dos indicadores é "insatisfatório" condicionando até o Executivo que tem que apresentar as políticas necessárias para o alcance dos objectivos estabelecidos. No entanto, acrescenta que "já é um ponto de partida".
Entre os 17 objectivos que devem ser implementados por todos os países do mundo constam a erradicação de pobreza, da fome, bem como educação de qualidade, água e saneamento, trabalho digno e crescimento económico, ou até a redução de desigualdades. Este último, o objectivo 10, tem dez metas e 11 indicadores. No entanto, o INE apenas conseguiu reportar um: "até 2030, alcançar progressivamente e manter o crescimento do rendimento dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional".

(Leia o artigo na integra na edição 482 do Expansão, de sexta-feira 20 de Julho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)