Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Depois da Turquia e Guiné João Lourenço leva propostas de investimento ao Gana

Depois das visitas diplomáticas à Turquia e Guiné

A partir desta Segunda-feira, 2 de Agosto, e durante dois dias, o Presidente da República visita o Gana, com vista ao reforço das relações entre os dois países.

De acordo com a agenda oficial, João Lourenço deverá encontrar-se com empresários locais, de forma a procurar áreas de interesse para promoção de investimentos entre Angola e o Gana.

O Chefe de Estado vai reunir-se com o seu homólogo Nana Akufo-Addo, e discursar no parlamento.

O Ghana é o terceiro e último país da digressão que o Chefe de Estado iniciou na passada terça-feira, 27 de Julho, pela Turquia e incluiu a Guiné, de onde sairá este domingo em direcção a Accra.

Para a Turquia João Lourenço levou um pacote de empresas públicas a privatizar, no âmbito do PROPRIV, para além de propostas de negócios no sector mineiro. A visita ficou ainda marcada pelo formalização do acordo entre a Turkish Airlines e a TAAG, e pela abertura de uma linha de crédito do Exxim Bank para impulsionar a relação económica bilateral.

Na deslocação diplomática à Guiné, os Chefes de Estado João Lourenço e o seu homólogo, Alpha Condé passaram em revista a situação política, de paz e segurança na região Austral e Ocidental de África.

Os governos de Angola e da Guiné assinaram ainda um memorando de entendimento sobre consultas políticas, documento que abre caminho para a II sessão da Comissão Mista que deverá acontecer em Novembro, em Conacry.