Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Há um aumento de vagas no superior de 11,6% em relação ao último ano mas Governo lamenta escassez de cursos agrícolas e de ciências

Segundo o secretário de Estado do Ensino Superior

Uma nova universidade e mais três novos institutos superiores privados vão entrar em funcionamento no ano lectivo 2021/2022, o que perfaz um total de 100 instituições de ensino superior no País, o que permitirá aumentar o número de vagas em 11,6% relativamente ao último ano académico.

A informação foi avançada esta terça-feira pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, que garantiu ainda que a autorização do aumento do número de vagas "obedece ao princípio da salvaguarda da qualidade da formação".

Eugénio Alves da Silva afirma que foram solicitadas 186.670 vagas, mas que a autorização foi concedida para cerca de 145.000 vagas, já "disponíveis e autorizadas" para as instituições do ensino superior do País para o próximo ano lectivo.

O governante revelou que o número de vagas solicitadas pelas instituições do ensino superior aumentou de 164.842 para 186.670, o que perfaz um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior.

Em relação às vagas autorizadas, disse, "passaram de 133.672 para 144.301, ou seja, mais 7,3%" em relação ao ano académico 2020/2021?.

Ainda que as perspectivas de aumento do número de vagas sejam positivas, o secretário de Estado não deixou de lamentar que em Angola, "um País que quer fazer da agricultura a base fundamental para o desenvolvimento", existam apenas quatro cursos de agronomia, dois de aquicultura, dois de engenharia zootécnica.

O mesmo lamento deixou cair o governante relativamente aos cursos das "áreas das ciências, como a matemática, química, física e biologia, há apenas um curso e o desenvolvimento do país não se pode fazer sem esses especialistas e daí que a nossa aposta é mudar a atual composição de cursos", afirmou.

Recorde-se que a rede de ensino superior em Angola é composta por 93 instituições, legalmente reconhecidas, sendo 29 públicas e 64 privadas e três novas universidades públicas.

A reorganização da rede vai contar com novas instituições, nomeadamente uma nova universidade e três novos institutos superiores privados, elevando para 100 o universo de instituições de ensino superior em Angola.

Segundo Eugénio Alves da Silva, para a atribuição do número de vagas às instituições, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) avalia vários itens que vão desde o corpo docente "em quantidade e qualidade" à percentagem de docentes em regime de efetividade, bem como o número de salas e de laboratórios para cada curso, a taxa de reprovação, por curso, nos últimos três anos e a capacidade de orientar práticas laboratoriais e estágios curriculares.

Nas áreas das ciências sociais, comércio e direito foram solicitadas 73.327 vagas, mas o MESCTI autorizou 61.737; para agricultura, florestas e pescas foram solicitadas 1.738, mas autorizadas 1.583, e para engenharia, indústria de transformação e produção foram solicitadas 30.487 vagas e autorizadas 26.749 vagas, entre outras áreas.

As instituições do ensino superior em Angola ministram um total de 1.905 cursos com a psicologia (74), direito (59), enfermagem (47), contabilidade, finanças e auditoria (40), gestão (40), engenharia informática (39) a liderarem os cursos ministrados.

As inscrições para os exames de acesso nas instituições de ensino superior públicas decorrem até 13 de Agosto, sendo que os exames estão agendados entre 23 e 27 deste mês.

Já as instituições privadas têm inscrições abertas entre 30 de Agosto e 10 de Setembro e os exames entre 13 e 17 de Setembro.