Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Ministro da Indústria e Comércio no III Fórum Económico e Empresarial Turquia-África

"Aprofundamento da Parceria Turquia-África: Comércio, Investimento, Tecnologia e Logística".

Victor Fernandes, o ministro da Indústria e do Comércio, chefia uma delegação de quase duas dezenas de pessoas que representam Angola em mais um fórum empresarial no exterior, desta vez, é em Istambul, na Turquia, e o tema é "Aprofundamento da Parceria Turquia-África: Comércio, Investimento, Tecnologia e Logística".

A Turquia está, definitivamente, aposta em estreitar os seus laços com os países do continente africano, numa altura em que a sua economia atravessa uma fase crítica - o banco central voltou a descer a taxa de juro e lira turca perde valor a olhos vistos face ao dólar norte-americano, num contexto de alta inflação.

A lira turca, que perdeu cerca de 20% do seu valor este ano, caiu mais dois pontos percentuais nas últimas horas e está agora em 9,47 por dólar. Os partidos da oposição turca pedem ao banco central para agir de forma independente.

Enquanto isto, em Istambul, nas portas do Bósforo, acontece mais um fórum económico e empresarial Turquia-África, com o tema "Aprofundamento da Parceria Turquia-África: Comércio, Investimento, Tecnologia e Logística".

O evento decorre no Centro de Congressos de Istambul, entre hoje e amanhã, dias 21 e 22 de Outubro, e congrega os ministros dos países da União Africana, que vão abordar estratégias de investimento, baseadas no princípio de vantagens mútuas, para um futuro sustentável.

O fórum tem como objectivo consolidar o papel emergente do continente africano como "actor dinâmico no cenário global" de negócios, bem como fortalecer "os laços económicos, melhorar o comércio, o investimento, a inovação e a criação de empregos, em benefício dos povos dos respectivos países".

Ministro do Comércio da República da Turquia, Mehmet Mus, preside às reuniões ministeriais, das quais fazem parte o ministro da Indústria e Comércio de Angola.

Destaque será dado ao aproveitamento da Área de Livre Comércio Continental da África (AfCFTA), o aumento do comércio global, o progresso constante em logística, incluindo tecnologias de transporte, e o desenvolvimento da infraestrutura logística, requisito essencial para investimentos estrangeiros eficientes, lemos numa nota oficial do ministério das Relações Exteriores de Angola.

A delegação angolana integra 16 elementos, entre eles, o Secretário de Estado para a Indústria, directores do Ministério, presidentes do Conselho de Administração de empresas do sector e técnicos.

O Fórum sob o patrocínio do Presidente Recep Tayyp Erdogan, e coordenado pelo Ministério do Comércio da Turquia, em parceria com o Comissariado para o Desenvolvimento Económico, Comércio, Indústria e Mineração da Comissão da União Africana (CUA) e o Conselho de Relações Económicas Estrangeiras da Turquia (DEiK).