Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo e BAD financiam 100 milhões USD para Parque de Ciências e Tecnologias em Luanda

Obras arrancam em 2022

Uma parceria financeira de 100 milhões USD entre o governo e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), vai permitir a construção do Parque Nacional de Ciências e Tecnologias, em Luanda. Do valor a ser financiado para a execução da obra, o BAD vai investir 90 milhões USD e os restantes 10 milhões são da responsabilidade do Governo.

Na reunião do Conselho Nacional do Ensino Superior, Ciências e Tecnologias, realizada na última semana, o coordenador do projecto de desenvolvimento de Ciências e Tecnologias, Ricardo Queiroz, anunciou que as obras arrancam no próximo ano e, quando estiverem concluídas, vão possibilitar maior acesso das populações e empresas. A iniciativa do Governo enquadra-se no âmbito do alargamento das políticas de acesso às novas tecnologias.

Já a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Sambo, explicou que a investigação científica e a melhoria do ensino superior continuam dentro das prioridades do MESCTI. "As políticas públicas para melhoria do sector estão a ser executadas a fim de garantir maior acessibilidade às populações", frisou.