Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Iniciativas

Plataforma digital ajuda mulheres a atravessar o labirinto profissional

Na Índia

Consciente das dificuldades que as mulheres têm na Índia para atravessar o longo labirinto que as separa do mundo de trabalho, Sairee Chahal criou a Sheroes, para ajudar as candidatas a enfrentar todas as etapas deste percurso. A plataforma digital serve ainda para ajudar as mulheres noutros aspectos da sua vida. Os crimes de violação sexual foram uma das áreas de intervenção.

"O mundo é das mulheres", disse Sairee Chahal. Ela é a fundadora e directora-executiva da SHEROES, uma plataforma digital que trabalha em prol da criação e do aprimoramento de opções de trabalho flexíveis para mulheres de todas as áreas.
Chahal revolucionou o mercado de trabalho para as mulheres com este empreendimento (anteriormente chamado Fleximoms), com sede em Noida, uma cidade satélite de Deli. Fê-lo por acreditar que uma carreira se assemelha mais a um labirinto do que a uma escada, e a sua missão é ajudar milhões de mulheres a atravessá-lo em todos os estágios das suas vidas.
Sairee Chahal tem uma vida de empreendedorismo. Iniciou a sua carreira profissional enquanto estava na faculdade, antes de co-fundar a sua primeira start-up, que, em 1999, foi o primeiro jornal mundial para marinheiros, com circulação na Índia, Filipinas e no Chipre.
Reconhecida globalmente pelas suas conquistas, os louros de Chahal incluem vencer os prémios Devi, Femina Achievers, Cartier, escolha do editor para o prémio Mulheres da L"Oréal Feminina e Mulheres Mais Poderosas nos Negócios Indianos. Frustrada com a disparidade de género na Índia, criou a SHEROES, em 2013.
"Desenvolvemos um ecossistema de apoio que as mulheres podem utilizar para avançar nas suas carreiras, relacionamentos e noutros aspectos das suas vidas", recorda. Até agora, a plataforma digital ajudou directamente 1 milhão de mulheres com as suas trajectórias de carreira e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas visa atingir mais 100 milhões nos próximos cinco anos.
Um membro da comunidade SHEROES pode filiar-se como candidata a um emprego, passar para a interacção com uma mentora, elaborar o seu plano de acção, usar os recursos da carreira para adquirir um conjunto de habilidades adicionais e explorar possibilidades de trabalho. Profissionais estabelecidas podem compartilhar as suas experiências, oferecer orientação entre pares e até postar ofertas de emprego.
O aplicativo SHEROES está a ficar cada vez mais popular e oferece recursos únicos, como uma central de atendimento exclusiva para aconselhamento individual, operada por uma equipa de consultoras e técnicas que falam com as mulheres e lhes oferecem apoio, conselhos e recursos.
A Índia virou manchete internacional nos últimos anos por causa dos casos de extrema violência sexual e discriminação. Fiel à sua proposta, a SHEROES não se esquivou de fazer a sua parte para enfrentar o problema.
"Através das nossas comunidades e central de atendimento, entendemos mais profundamente a que ponto chega o assédio que as mulheres sofrem no local de trabalho. O nosso produto SHE é uma abordagem abrangente baseada em prevenção oferecida às empresas, que inclui treinamento contínuo, medidas de adequação e uma central de atendimento corporativo, abrangendo todos os aspectos do trabalho - trabalho remoto, off-sites, comunicação online e cultura de trabalho quotidiana. A nossa abordagem é procurar influenciar as mentalidades de forma pró-activa ao invés de só lidar com os casos quando eles já se agravaram ao extremo", compartilhou a fundadora.
"Inicialmente, foi difícil criar um lugar para mim, como mulher", diz Chahal, que também é mãe. "Os produtos e serviços para mulheres foram todos colocados numa caixinha "cor-de-rosa". Persuadir os investidores a abrirem a cabeça, de forma a que isso beneficie profundamente as mulheres, foi um desafio. Mas o jogo virou; com mais empresas, formadores de opinião e mulheres a abraçar essa mudança".
Quanto a outras mulheres que consideram abrir os seus próprios negócios, ela oferece um conselho: "Abra um negócio porque isso é o que você é e porque você quer fazer a diferença. Não abra um negócio para ganhar dinheiro, porque o dinheiro pode demorar muito mais a chegar do que chegaria através de um emprego. Abra-o pelo motivo certo - para resolver um problema, construir um produto, criar uma solução. E faça algo que você gosta".

*Woman's Era


https://sheroes.com/