Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Banco Mundial prevê crescimento de 0,4% do PIB angolano

Mantendo-se a alta dos preços do petróleo

O preço do barril de petróleo acima dos 80 USD abre uma nova perspectiva à economia do País, que se prepara para aumentar o PIB, ainda que ligeiramente

A previsão de um crescimento de 0,4% do PIB angolano feita pelo Banco Mundial tem como pressuposto a manutenção do preço do barril de petróleo acima dos 80 USD até ao final do ano, e tal como o Expansão tinha escrito há duas semanas, com este cenário o País poderia sair de um período de cinco recessões consecutivas.

As contas que fizemos tiveram também em conta uma produção estável à volta 1,1 milhões barris/dia neste último trimestre. Sobre os preços parece que ninguém tem dúvidas que este patamar será atingido. Relativamente á produção, mesmo que existam quebras, serão sempre pequenas, e se não acontecer nada de "anormal" Angola pode mesmo ter um crescimento positivo do seu PIB.

O próprio FMI, que tinha avançado com um decréscimo de -0,7%, já está a trabalhar no âmbito da 6ª avaliação com um cenário mais optimista, apurou o Expansão.

O Governo também acredita no crescimento, ainda que ligeiro, e que tem sido utilizado nas conversações com os diversos parceiros internacionais e é um dos pressupostos para a construção do OGE 2022.

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)