Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Ministra Vera Daves anuncia crescimento económico de 2,7% para este ano

Preços altos do barril de petróleo

"Sim, revimos a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano para 2,7%, considerando o mesmo ritmo de 1,14 milhões de barris de petróleo por dia e um preço a rondar os 100 dólares", disse Vera Daves de Sousa, quando questionada durante a conferência da Bloomberg sobre África.

A ministra das Finanças de Angola confimou esta terça-feira que o Governo reviu em alta a previsão de crescimento económico para este ano, antecipando agora uma expansão de 2,7% do PIB, contra os 2,4% previsto no OGE, devido ao aumento do preço do petróleo.

Na entrevista concedida durante a conferência 'Bloomberg Invest: Focus on Africa', a ministra das Finanças foi também questionada sobre a possibilidade de Angola aumentar as exportações de petróleo e gás para a Europa, compensando a quebra nas vendas à Rússia.

"Sim, temos a vontade política e abertura para o fazer, mas precisamos de muito trabalho de casa para conseguir dar resposta a essa necessidade da União Europeia", respondeu Vera Daves de Sousa, salientando que entre o investimento e o retorno passam anos.

"Nós viemos de um cenário de queda da produção, estamos a motivar as companhias a fazerem mais investimentos, através de reformas, e estamos a ver os primeiros resultados, mas demora tempo, entre os investimentos que começam agora e os resultados, demora entre dois e cinco anos, por isso sim, queremos e estamos preparados (para aumentar as exportações para a Europa) mas vai demorar tempo para conseguirmos corresponder às expetativas", explicou a governante.