Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

PIB cai 2,4% apesar do crescimento do preço do barril de petróleo em 17%

Do I para o II trimestre de 2021

Numa análise entre o PIB acumulado para os primeiros seis meses de 2021 com o ano passado, há uma quebra de 2,21%, apesar dos preços médios por barril terem sido mais elevados, o que sustenta a possibilidade de termos a sexta recessão consecutiva

O País está a caminho da sua sexta recessão consecutiva. No acumulado do primeiro semestre de 2021, em comparação com o ano passado, o PIB nacional caiu 2,21%, resultado de uma queda de 3,4% no 1º trimestre do ano (em comparação com 2020) e uma ligeira recuperação no II trimestre, +1,2%. Mas cabe aqui acrescentar que o PIB no II trimestre de 2020, e que serve de comparação para este aumento em 2021, foi o mais baixo em termos absolutos dos últimos oito anos, pelo que seria expectável que este crescimento tivesse maior dimensão.

Apesar do crescimento homólogo, o PIB no II semestre caiu 2,4% quando comparado com o I trimestre, o que mostra uma tendência negativa na capacidade de geração de riqueza do País. Isto num período em que houve uma recuperação do preço do barril de petróleo. No dia 1 de Abril o índice Brent que serve de referência às nossas exportações valia 64 USD, e no dia 30 de Junho, no fecho do trimestre, o preço por barril estava um pouco acima dos 75 USD.

O impacto deste aumento nas contas nacionais foi de apenas + 0,22% (o PIB do sector petrolífero cresceu 0,8% no II semestre e contribuiu com 28% do total do valor). Isto porque a produção continuou a baixar, para um aumento 17,2% do preço barril o reflexo foi de apenas + 0,8% no PIB do sector, o que revela a necessidade de inverter o quadro da produção de crude.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)