Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Academia de Seguros e Fundo de Pensões tem uma nova direcção

PARA UM MANDATO DE TRÊS ANOS

O grupo accionista da Academia de Seguros e Fundo de Pensões (ASFP), em assembleia geral, elegeu José Araújo como novo director-geral da instituição, substituindo Gabriel Cangueza, nomeado para o cargo de administrador executivo das Edições Novembro. A instituição formou 6.700 profissionais nos sete anos de existência.

José Araújo é o novo director-geral da Academia de Seguros e Fundo de Pensões (ASFP) depois de ter sido nomeado para um mandato de três anos à frente daquela que é a principal instituição de formação e capacitação dos profissionais de seguros Com mais de 25 anos de experiência no sector segurador, José Araújo iniciou a sua carreira em 1994, em Portugal, onde desempenhou diversos cargos, passando por áreas técnicas, comerciais, administrativas e financeiras em várias seguradoras como a Allianz Seguros, a Generali, a Fidelidades Portugal, a Imperial Insurance. Foi ainda um dos fundadores da companhia Trevo Seguros no País.

O novo director-geral, que substitui Gabriel Cangueza, nomeado para o cargo de administrador executivo das Edições Novembro, é licenciado em filosofia, graduado em banca e seguros, especialista em gestão e operacional e é técnico superior de formação. Também exerceu o cargo de administrador de curso para a formação de mediadores da actividade seguradora.

O recém-nomeado avança que um dos principais desafios vai ser formar um maior número de pessoas qualificadas capazes de satisfazer o crescimento da actividade em Angola, com quadros qualificados para as empresas seguradoras e demais players do mercado."O nosso principal desafio será qualificar cada vez mais as pessoas, jovens angolanos para podermos ser um parceiro estratégico daquilo que o sector necessita, tendo em consideração as exigências do mercado de trabalho num futuro muito próximo", explica.

Um outro desafio apontado pelo novo director-geral passa pela necessidade de massificação da comunicação digital para a expansão das actividades educacionais, no sentido de colocar a academia num outro patamar."Vamos tentar chegar ao nosso público-alvo, nomeadamente a juventude, no sentido de fazer levar a informação dos programas sobre a literacia através do site corporativo, redes sociais como Linkedin, ou Facebook. E faremos uma ou outra dinâmica relacionada com a abertura de institui[1]ções de ensino", reforça.

A academia também tem um programa para as empresas no sentido de formar quadros para solucionar as dificuldades das companhias de seguros através da difusão de conhecimentos e da capacitação dos seus profissionais. "Temos formação de técnicas de venda, de gestão administrativa, e poderemos também ter e montar produtos de formação específica para cada necessidade das empresas, tendo conteúdos programáticos para estas solicitações", explica.

Os acordos firmados com outras instituições, como o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e o Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP), já permitiram a formação de 230 mediadores de seguros.

(Leia o artigo integral na edição 691 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Setembrode 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)