Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BAI destrona BPC como maior banco do sistema financeiro nacional

MILLENNIUM ATLÂNTICO DEIXA TOP 5 E BIC REENTRA

Aquele que é o maior banco público nacional já tinha deixado o topo do ranking no final de 2018. Este ano são esperadas alterações à lista dos maiores bancos, já que o BNA está a reavaliar os activos de doze das maiores instituições. Especialistas dizem que vêm ai mais aumentos de capital ou fusões.

O banco BAI consolidou no primeiro trimestre deste ano o 1.º lugar do ranking dos maiores bancos em activos do sistema nacional, lugar que já ocupou no IV trimestre de 2018, depois de ter ultrapassado o Banco de Poupança e Crédito (BPC), banco público a contas com um programa de reestruturação devido à sua elevada exposição ao crédito malparado.

De acordo com os balancetes dos primeiros três meses de 2019, o banco privado liderado por Luís Lélis fechou o período em análise com um crescimento de 2% nos seus activos, comparativamente ao último trimestre de 2018, atingindo assim os 2,084 biliões de kz.

Já o banco público liderado por Alcides Safeca, apesar de os seus activos terem crescido 6,5% em relação ao quarto trimestre de 2018, alcançando os 2,037 biliões de kz, mantém-se no segundo lugar do ranking.

O BPC, que voltou a subavaliar o crédito malparado nas suas demonstrações financeiras já que não fez provisões suficientes para crédito de cobrança duvidosa no relatório e contas de 2018, revela o auditor independente, a Crowe, foi destronado no período entre Novembro e Dezembro de 2018, quando os seus activos baixaram a barreira dos 2 biliões Kz. (...)


(Leia o artigo integral na edição 526 do Expansão, de quarta-feira, dia 31 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)